segunda-feira, 14 de março de 2011

Vamos fazer Vodu?

Alguns afirmam que o vodu teve origem na África e foi trazido pelos escravos e para sobreviver, incorporou elementos da cultura dos dominadores, como o baptismo católico. Outros dizem que teve origem no Haiti. Mas de uma coisa é certa, esta religião tornou-se oficial no Haiti.



O Vodu haitiano, chamado de Sèvis Gine ou "serviço africano" no Haiti, tem também fortes elementos dos povos Ibo, Congo da África Central, e o Yoruba da Nigéria.

    A maioria dos africanos que foram trazidos como escravos para o Haiti eram da Costa da Guiné da África ocidental, e seus descendentes são os primeiros praticantes de Vodu (aqueles africanos trazidos ao sul dos Estados Unidos, eram primeiramente do reino de Congo).

No vodu venera-se um deus principal, o ´Bon Dieux´ e aos antepassados. Como esta crença é pouco conhecida, o seu nome costuma invocar diabólicos rituais tribais nos quais um feiticeiro espeta agulhas em um boneco para fazer com que alguma vítima, talvez a muitos quilómetros de distância, sofra dores horríveis, ataques cardíacos ou doenças incuráveis. O vodu é associado com frequência ao Haiti, dado que os sanguinários ditadores François e Jean-Claude Duvalier usavam tais rituais para amedrontar suas vítimas. A palavra vem do vocábulo africano "Dahomey vodun" ou Vodun da África Ocidental, que significa espírito.

No Vodu haitiano os espíritos são divididos de acordo com a sua natureza, basicamente em duas categorias, se são quentes ou frios. Os espíritos frios entram sob a categoria Rada, e os espíritos quentes entram sob a categoria Petro. Os espíritos de Rada são familiares e vêm na maior parte da África, e os espíritos de Petro são na maior parte nativos do Haiti e requerem mais atenção ao detalhe do que o Rada, mas ambos podem ser perigosos se irritados ou contrariados. Nenhum é "bom" ou "mau" em relação ao outro.

O vodu, seguido pela maioria dos 7,66 milhões de haitianos, era proibido até 1993. Diziam as autoridades que a religião era violenta, pois fundamentava-se no sacrifício de animais, e pregava o fanatismo, estimulando a criação de seitas.

Vudu Bruxaria vem do continente Africano e é extremamente letal. Nos últimos anos, ele espalhou-se para outras partes do mundo e está a ser misturado com outras formas de magia negra para prejudicar e matar pessoas.

    As roupas, cabelos, unhas e imagens são usados para fazer um boneco que lembra a vítima, a área do coração da boneca é mantida aberta para o ritual final. Um ritual é realizado e um coração é retirado de um organismo de animais vivos, enquanto ele está vibrando e colocado na área do coração da boneca, neste momento a boneca é infundida com a vida de ligação da boneca com a vítima com uma corda invisível psíquica. O procedimento torna-se altamente eficaz para capturar as almas de uma pessoa e obrigando-as a nos dar tudo que queremos, amor, dinheiro, sexo, fidelidade, etc.





    Existe muitas maneiras de se fazer um boneco vodu, com pano, linho, algodão, massa de moldar, etc. Sem dúvida, o boneco vodu é o primeiro elemento que vem à mente das quando se fala em voduísmo. Tal objecto é empregado para invocar os poderes dos deuses do vodu e recebe o nome de fetiche, que significa feitiço. O fetiche é confeccionado por quem irá realizar o trabalho de magia e, enquanto é feito, a pessoa tem de mentalizar os objectivos que quer alcançar com o ritual e “transmitir” sua energia ao boneco.

    O fetiche deve ser feito com a semelhança anatómica de uma pessoa: cabeça, tronco e membros. Partes indispensáveis para a “eficácia” da magia são os órgãos genitais masculinos ou femininos. O boneco precisa ser baptizado com o nome da pessoa que irá representar e, geralmente, é feito de massa de modelar, nunca de pano ou outro material.

Alguns rituais

Atrair sorte

- Prepare o boneco e prenda a ele o nome de quem você deseja beneficiar.
    - Se tiver uma foto, cole-a no rosto do fetiche.
- Coloque nove punhados de arroz ao redor do boneco e ofereça ao loa da sorte.


Ter saúde

- Prepare o fetiche, prenda a ele um papel com o nome da pessoa para quem você deseja saúde e espalhe pipocas num círculo com 9 velas brancas.
- Mentalize o pedido, oferecendo-o ao loa da saúde.

Para alcançar Harmonia na Família

    - Prepare uma bola de cera branca, misturando na massa de cera um papel com os nomes dos membros da sua família.
    - Leve a bola para uma praia ou um jardim florido.
    - Coloque em círculo 9 rosas brancas e 9 velas brancas acesas.
    - Invoque o loa da harmonia, pedindo-lhe paz para a família.
    - O dia ideal para isso é Domingo, dia de todos os loas.


Para conseguir um namorado

    - Tome um banho de plantas que atraem o amor - por exemplo, manjericão cheiroso, ou oriri, que são plantas do loa do amor fáceis de se obter.
    - Macere a erva na água esfregando as mãos para tirar o sumo;
    - É essencial deixar a mistura descansar de madrugada no sereno.
    - Coloque umas gotas de mel ou umas pitadas de açúcar.
    - Retire a mistura antes de o Sol nascer.
    - O banho pode ser tomado a qualquer hora.
    - Depois, jogue fora a água, enquanto pede protecção ao loa do amor. Prepare também o vodu do futuro namorado.
- Monte um círculo de flores – palmas brancas, por exemplo – e peça um bom parceiro ao loa do amor.

Nós não experimentamos nenhum destes rituais, logo não sabemos se resulta. Agora se querem experimentar, isso é convosco, mas depois não nos culpem se o resultado não der ou não for o esperado.

Sendo assim, o nosso grupo despede-se com mais um post interessante (pelo menos para nós :D).

Próximo post, JOGOS MÍSTICOS.

Cumprimentos,
Oculto


2 comentários:

Patrícia disse...

Só faltava colocarem a versão de "fazer mal", que foi aquela que estivemos a falar na aula :D

Anónimo disse...

Sou filho da quimbanda e dela não tenho medo
...